Rede Mix planeja inaugurar três lojas em 2021

Por Núbia Cristina*

Inovação e melhoria contínua na prestação de serviços fazem parte do DNA da Rede Mix Supermercados, um grupo baiano que nasceu da união de pequenos varejistas, que sonhavam grande. Hoje, a rede é formada por 15 lojas, em Salvador (12), Lauro de Freitas (2) e Simões Filho (1) e cerca de 2 mil colaboradores.

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 trouxe muito aprendizado ao grupo, e testa sua capacidade de adaptação. Os desafios estimulam novos investimentos, e ainda no primeiro trimestre deste ano será inaugurada uma nova loja, na Vitória, para atender ao bairro e adjacências. As perspectivas para 2021 são muito boas, até o final do ano a meta é abrir três novas lojas: outras duas estão em projeto.

Está em teste uma plataforma de e-commerce, prova de que a Rede Mix fica atenta às demandas do consumidor. Essas e outras novidades foram compartilhadas, em entrevista exclusiva com João Cláudio Andrade Nunes (Joãozinho), para a série Bahia Econômica apresenta o Papo Empresarial. Ele é sócio da Rede Mix Supermercados, diretor da Associação Brasileira de Supermercados e diretor da Associação Baiana de Supermercados. “Nossa loja da Vitória será moderna e diferenciada, para atender àquela comunidade, que é exigente”, destaca. Em 2020, a Rede Mix inaugurou duas lojas, na Pituba, Rua Amazonas, e em Ondina, na Adhemar de Barros.
 
Gestão ágil e efetiva

“Apesar da crise e de todos os desafios da pandemia, nós seguimos investindo. Não foi fácil: tomar decisões rápidas, criar protocolos de segurança e novas atitudes, para preservar a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, foi como trocar os pneus com o carro voando”, lembra Joãozinho, que se refere ao primeiro momento da pandemia, quando as empresas foram fechadas em Salvador, mas os supermercados e os serviços essenciais se mantiveram em operação, e introduziram novas práticas de prevenção à Covid-19. “Nós afastamos colaboradores do grupo de risco, contratamos mais gente, treinamos nosso pessoal, investimentos para nos adequar ao cenário de crise”, conta.
 
“A pandemia é um desafio grande, mas também traz muito aprendizado. A gente precisou mudar tudo muito rápido. Contratar e treinar equipes, implementar serviços que antes eram incipientes, fortalecer delivery e-commerce, criar estrutura para atender às novas demandas”, afirma. Ele explica que o mix de produtos mudou muito, isso porque hoje as pessoas passaram a fazer diversas atividades em casa. De repente, aumentou o consumo de alguns produtos que não tinham muita procura.
 
“Sem logística ou estrutura robusta de tecnologia, para buscar essas informações, e sem uma gestão ágil e efetiva, a gente não consegue atender. A realidade de consumo agora é outra; fizemos reestruturação das lojas, área comercial, logística, tudo”, conta Joãozinho. “O consumidor é cada vez mais exigente. Mas a equipe abraçou essa causa, aliás, todo o setor varejista baiano está de parabéns; 2020 foi um ano desafiador e esse é o dia a dia do varejo, uma atividade muito dinâmica e de muito aprendizado”.
 
Comércio eletrônico

Entre março e abril deste ano, a Rede Mix deve lançar plataforma própria de e-commerce, que neste momento está em teste. “Temos total preocupação com a qualidade do serviço. Estamos testando e aprimorando”, explica o empresário. “Nosso slogan é leve um sorriso para casa, então queremos ver o cliente feliz, por isso entregamos serviços de qualidade. Hoje o cliente quer ter várias opções de compra: lojas físicas de qualidade, delivery e plataformas confiáveis de e-commerce. “Estamos investimento para atender essas demandas, com qualidade. O varejista que não estiver atento a essas mudanças, não vai sobreviver”.
Treinamento de pessoal é outro foco de investimento da rede, que está desenvolvendo uma plataforma interna. Além disso, a empresa está contratando novos colaboradores. “A qualificação da equipe deve ser permanente, dos gestores aos trabalhadores da linha de frente das lojas”.
 
Trajetória empreendedora

João Nunes é graduado em administração de empresas e foi presidente da Abase de 2013 a 2016. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade, ainda criança, no supermercado da família, em Amargosa. Naquela época recebeu o apelido carinhoso de Joãozinho, e é assim que prefere ser chamado até hoje.
 
Ainda criança, tinha responsabilidade de gente grande, e conseguia conciliar, trabalho, estudos e o lazer com os amigos. Trabalhando em família, teve as primeiras lições de gestão do tempo, disciplina e capacidade de negociação. “Sempre gostei de me relacionar com as pessoas, e tive facilidade nos contatos com fornecedores, desde cedo. Aos 14 anos eu já era responsável pela área comercial da empresa de meu pai e negociava com fornecedores. Viajava com meu tio fazer compras em Salvador, visitávamos fornecedores e atacadistas”, lembra. “Foi nessa época que me apaixonei por essa área e sou apaixonado pelo varejo até hoje”.

Primeira central de compras da Bahia

Em 1996, Joãozinho e nove sócios, donos de supermercados de bairro da Grande Salvador, criaram a primeira Central de Compras da Bahia: a Unisusa (União de Supermercados de Salvador). A ideia era unir forças para conseguir melhores condições de compra com fornecedores e gerar soluções, em grupo, que impulsionassem o crescimento dos associados.
 
No ano seguinte, seis sócios deixaram o grupo. “A parceria foi desfeita porque não estava havendo sintonia de propósito entre os 10 empresários. Então foi melhor separar e continuar a amizade”. Os quatro empreendedores que permaneceram unidos, naquela época, já nutriam a semente do que hoje é a Rede Mix.

Em 2004, surgia a marca Rede Mix, e a partir desse momento o grupo passou a operar com a mesma identidade visual, mesmo layout de loja, padrão de gestão, atendimento, serviço. “Em 2008, compramos um terreno no bairro do Imbui para construir uma loja dos quatro sócios, até então tínhamos lojas independentes”, conta Joãozinho. Um ano depois, o grupo comprou a primeira loja da Pituba, e não parou de crescer.

*Núbia Cristina é jornalista e diretora do Bate-Papo Empresarial

Confira AQUI o vídeo do Bahia Econômica apresenta Bate-papo Empresarial com João Nunes.


Núbia Cristina, 10.FEVEREIRO.2021 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...