Cashback vira moda e atinge novos nichos; veja onde conseguir uma parte do dinheiro da compra de volta

Modalidade recente no Brasil, o cashback tem se popularizado com o apelo de devolver ao consumidor uma parte do valor gasto em uma compra. O sucesso é tanto que o programa de recompensas foi além do varejo e, hoje, já é oferecido por instituições financeiras, empresas da área educacional e até na administração pública. Especialistas ressaltam, porém, que a máxima de que não existe almoço grátis também se aplica ao cashback. Por isso, o consumidor deve ficar atento e avaliar se o preço final do produto ou do serviço é realmente vantajoso.

Um dos lançamentos mais esperados deste mês foi o cartão de crédito com cashback da XP, que após uma fase de testes foi oferecido para clientes com investimentos a partir de R$ 50 mil. Gradualmente, segundo a corretora, estará disponível para todos os perfis. Ao usar o cartão Visa Infinite, o cliente recebe 1% em todas as compras e entre 2% e 10% para compras dentro do marketplace. O valor acumulado vai diretamente para um fundo de investimentos.

Outra novidade, lançada na semana passada, foi o programa de cashback da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp). Ao realizar uma compra em uma plataforma que reúne 400 lojas parceiras, o servidor terá parte do valor revertido para sua reserva previdenciária.

— O cashback é uma prática mais antiga fora do Brasil, que aqui a gente vem incorporando. É uma evolução dos programas de milhagem. E tem um apelo muito legal, que gera uma percepção de benefício interessante no consumidor — afirma Valter Police, diretor da Academia Fiduc, uma empresa de gestão de investimentos com finanças pessoais.

Ele ressalta, no entanto, que no fim das contas o objetivo do consumidor deve ser um só: gastar menos para poder poupar mais. E o cashback é apenas uma das estratégias para isso.

— A pessoa não pode achar que quanto mais ela gastar, melhor. É melhor juntar dinheiro por fora.

Retorno de até R$ 60 mil

A Ame Digital lançou, em parceria com a fintech Bcredi, uma oferta de 2% de cashback na linha de empréstimo com garantia de imóvel para os contratos fechados pela plataforma. A solicitação de crédito vai de R$ 30 mil a R$ 3 milhões, o que significa que o cliente pode conseguir até R$ 60 mil de volta. A condição é válida até 31 de março deste ano.

No segmento de seguros para celulares, a Ame oferece, em parceria com a Mapfre e a corretora Pulso Seguros, cashback de 5% na contratação até 4 de abril. Há três opções de planos, com vigência de 12 meses.

Lançada em 2018, a Ame registrou crescimento de 200% em volume transacionado na plataforma no quarto trimestre de 2020, frente ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: Extra
Núbia Cristina, 22.MARÇO.2021 | Postado em Notícias
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