Organização social da Bahia vence licitação para executar ações na comunidade periférica de Maceió

Por Núbia Cristina

O ISEN - Instituto de Saúde e Educação do Nordeste foi habilitado em licitação da Prefeitura Municipal de Maceió e vai desenvolver as ações do Programa “Brota na Grota”, nos próximos doze meses. O projeto é uma iniciativa do Município, voltada para a promoção e inclusão social das comunidades periféricas da capital alagoana.
 
“Grota” é uma palavra conhecida entre a população de Alagoas como sinônimo de favela, comunidade e quebrada. O projeto está organizado em quatro frentes: meio ambiente; trabalho e renda; saúde e lazer e assistência. O ISEN comprovou, por meio do processo licitatório, que tem qualificação técnica e todos os requisitos profissionais para desenvolver ações nessas áreas.
 
O programa prevê ações voltadas para a população periférica de Maceió nas áreas de emprego; educação; documentação e cadastros; cursos e políticas públicas inclusivas para jovens e mulheres; cultura; convívio urbano; iluminação pública; saúde; saúde animal; esporte; educação ambiental; sustentabilidade; transporte; infraestrutura e abastecimento.
 
“Nossa expectativa em relação a esse projeto é a melhor possível. As parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, previstas em lei, são fundamentais para acelerar o processo de inclusão das populações de maior vulnerabilidade social”, comenta o presidente do Isen, Jubrã Ferreira dos Santos.
 
“Na verdade, o ‘Brota na Grota’ é uma iniciativa do município de Maceió, que, para viabilizar o desenvolvimento do projeto, abriu o credenciamento de entidades do terceiro setor para, estabelecendo parceria, fornecer-lhe o know-how”, explica Jubrã Santos, que é advogado.
 
O ISEN será responsável pelo fornecimento de toda a estrutura necessária ao desenvolvimento das ações, através da contratação de profissionais, organização dos eventos e aquisição de material, para que os poderes públicos (órgãos públicos e secretarias) possam desenvolver as ações previstas no edital.
 
Visto que o programa envolve quatro frentes de trabalho, várias secretarias municipais estão envolvidas no projeto. As ações de meio ambiente são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA); Secretaria Municipal de Iluminação (ILUMINA); Secretaria Municipal de Maio Ambiente e Urbanismo e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC).
 
Já as ações de trabalho e renda são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SEMTRABES); Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA); Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE).
 
Todas as ações de saúde e lazer estarão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMS)e Secretaria Municipal de Esportes (SEMESP). E as ações de assistência são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES);
 
 
SOBRE O ISEN: O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN) é uma organização do terceiro setor fundada em 20 de agosto de 2005, mas que adquiriu a atual denominação e conformação jurídica e legal em 20 de outubro de 2021, com sede em Salvador (BA), com experiência comprovada e qualificação técnica para desenvolver projetos com foco em eficiência da saúde pública, educação, assistência social e combate à pobreza. Atualmente, desenvolve projetos em parceria com o poder público nos estados da Bahia, Maranhão e Alagoas.
 
Núbia Cristina, 19.ABRIL.2024 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...