Evento no Hub Salvador debate saúde mental, maternidade e trabalho em homenagem ao mês de maio


O Hub Salvador será palco de um encontro essencial para discutir os desafios enfrentados por mulheres que conciliam carreira e maternidade. O evento “Saúde Mental, Maternidade e Trabalho” acontece na próxima sexta-feira, 30, das 14h às 17h. A maternidade, muitas vezes romantizada, esconde uma série de pressões sociais que impactam a saúde mental das mulheres, especialmente quando elas também exercem papéis profissionais.
 
O evento propõe um espaço de escuta, acolhimento e troca, evidenciando questões como culpa, medo de demissão, sobrecarga da dupla jornada e a pressão para ser uma "mãe perfeita" — fatores que contribuem para altos níveis de estresse e adoecimento psicológico.
 
"A maternidade é a base da sociedade, e reconhecer seu valor social é essencial para construir políticas públicas e laborais que apoiem e valorizem as mães, garantindo um futuro sustentável para a humanidade", destaca a Líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Salvador, Isabel Guimarães.
 
Objetivos do evento
O encontro tem como proposta refletir sobre os desafios e caminhos possíveis para equilibrar maternidade e trabalho; estimular as empresas a adotarem práticas que favoreçam o bem-estar mental das colaboradoras; desconstruir mitos e pressões em torno da figura da mãe trabalhadora e promover um debate amplo sobre saúde mental no ambiente corporativo.
 
Programação
Com formato acolhedor e interativo, o encontro será estruturado em palestras e uma roda de conversa final. A palestra inicial “Saúde mental e trabalho na contemporaneidade” trará reflexões sobre como o ambiente corporativo afeta a saúde psíquica das mulheres, que enfrentam tanto riscos comuns quanto os efeitos do machismo estrutural. Será ministrada por Isabel Guimarães, que é doutora em Ciências da Saúde, mestre em Medicina e Saúde, especialista em Saúde Coletiva e Psicologia Analítica, terapeuta Junguiana, escritora e contadora de histórias, focalizadora de grupos terapêuticos e vivências no Brasil e no exterior, Líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Salvador.
 
Daniela Pereira vai ministrar a palestra: Conciliar maternidade e carreira é possível. “Uma fala inspiradora que propõe estratégias para organizar a vida profissional e pessoal sem culpa, fortalecendo a autonomia feminina”. Daniela é mentora de Mães e carreira, Analista Comportamental, Especialista em marketing de relacionamento e comercial, Palestrante e Escritora.
 
A palestra A Mulher Inteira: os atravessamentos da maternidade no corpo, no desejo e no trabalho será ministrada por Orjana Oliveira. Será uma “abordagem sensível e profunda sobre as marcas invisíveis da maternidade, que afetam o desejo, a produtividade e a saúde emocional das mulheres”. Orjana é psicoterapeuta, educadora parental e atriz. Ajuda mulheres a cuidarem de si com leveza, desejo e presença, através de processos terapêuticos e projetos que atravessam o feminino, as relações, o autoconhecimento — incluindo temas como maternidade e criação de filhos. É idealizadora da comunidade “E Quem Cuida de Você?” e do projeto “Amiga Me Atende!”. Uma Roda de conversa com o público vai marcar o encerramento do evento. Será momento de troca entre palestrantes e participantes, com perguntas e comentários sobre os temas abordados.
 
Serviço:
Evento: Saúde Mental, Maternidade e Trabalho
Data: 30 de maio de 2025
Horário: 14h às 17h
Local: Hub Salvador
Entrada gratuita
Formato: Palestras + roda de conversa
 
 
Núbia Cristina, 28.MAIO.2025 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...