Solidariedade o ano inteiro: ISEN destaca importância de ações permanentes nos municípios do Nordeste
O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN) reforça o papel fundamental das ações coletivas no enfrentamento à vulnerabilidade social em municípios da Bahia e de outros estados nordestinos. Destacando que as ações e projetos nesse sentido não podem se restringir apenas às datas comemorativas, como o Dia Internacional da Solidariedade Humana (20/12) e as mobilizações sociais que marcam o período do Natal.
Fundado em 2005, com sede em Salvador (BA), o ISEN é uma organização do terceiro setor que atua em parceria com o poder público na execução de projetos de saúde, educação e assistência social, articulando políticas públicas e fortalecendo vínculos comunitários, em municípios da Bahia, Maranhão, Alagoas, Goiás e Piauí.
Neste final de ano, o instituto chama atenção para a importância da solidariedade como instrumento de transformação. “Em muitos territórios nordestinos, a falta de renda, a insegurança alimentar, a violência e a precarização dos serviços essenciais produzem impactos diretos na saúde física e emocional da população - especialmente de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca o presidente do ISEN, Jubrã Ferreira. “A atuação do instituto nos municípios onde atua busca justamente preencher lacunas, promover cuidado e ampliar o acesso a direitos básicos, fortalecendo redes de apoio locais”, afirma.
Entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se o Programa Educaê – Juntos por uma Nova Educação, uma das principais ações do instituto, em atividade no município de Coração de Maria (BA), que promove formação continuada de professores, bem-estar emocional e desenvolvimento social nas escolas municipais. O programa tem se mostrado essencial para apoiar gestores e educadores na identificação de sinais de adoecimento emocional entre estudantes e suas famílias, além de fortalecer vínculos dentro e fora da sala de aula.
Em Coração de Maria, a diretora da Escola Municipal Manoel José Vieira, Ivaneide dos Santos, destacou a importância do trabalho do ISEN. "As ações demonstram o compromisso do ISEN com a nossa comunidade escolar, garantindo que nossos estudantes não só tenham acesso a um ensino de qualidade, mas também a um cuidado com sua saúde e bem-estar", destacou Ivaneide. Ao integrar saúde emocional e assistência social ao cotidiano escolar, o Educaê amplia o alcance das políticas públicas e contribui para que as escolas se tornem espaços de acolhimento e proteção.
O ISEN também reforça que o enfrentamento à fome e ao adoecimento mental exige ações intersetoriais coordenadas. “Trabalhar simultaneamente com saúde, educação e assistência social tem se mostrado decisivo para reduzir fragilidades comunitárias, ampliar o acesso a serviços e promover condições de vida mais dignas”, pontua o presidente Jubrã Ferreira. Em parceria com prefeituras e secretarias municipais, o instituto desenvolve projetos que incluem escuta qualificada, mobilização comunitária, fortalecimento de vínculos familiares e articulação com a rede socioassistencial, garantindo que famílias em situação de risco recebam apoio integral.
Neste período de festas, em que campanhas solidárias se multiplicam, o ISEN destaca que a solidariedade não deve ser vista apenas como gesto pontual, mas como política de cuidado contínuo e compromisso social. “Ações coletivas e intersetoriais têm potencial de transformar realidades ao oferecer apoio material, emocional e social às populações mais afetadas pela desigualdade. O instituto reafirma seu compromisso com a construção de comunidades mais fortes, resilientes e acolhedoras no Nordeste”, finaliza Ferreira.
Ações em números
O programa Educaê – Juntos por uma Nova Educação” abrange 29 escolas da rede municipal de Coração de Maria, atendendo aproximadamente 5.000 alunos, incluindo aqueles do Núcleo de Necessidades Educacionais Especiais. Em termos de capacitação e apoio aos profissionais da educação, cerca de 250 professores e coordenadores da cidade serão beneficiados com ações formativas ao longo de 2024.
Além disso, cerca de 20 profissionais externos das mais diversas áreas (administração, pedagogia, engenharia, direito, psicologia, enfermagem e medicina) estão envolvidos no planejamento, execução e acompanhamento das atividades do programa, garantindo a sua eficácia e a devida implementação de cada ação proposta.
Promoção de Saúde na Comunidade Escolar
A saúde também ocupa um papel central no programa. As ações de promoção da saúde têm como foco melhorar o bem-estar dos alunos e, para isso, são realizadas atividades como: Saúde em Foco (EJAI): abordando questões de higiene, sexualidade e saúde geral.
Atendimentos Fonoaudiológicos e Neuropediátricos, que atendem diretamente os alunos com necessidades específicas de saúde.