“A escuta psicanalítica do trauma racial” foi o tema da palestra da jornalista Núbia Cristina Santos - pesquisadora da clínica racializada e psicanalista em formação - apresentado durante a Jornada de Psicanálise 2025 do Napsi (Núcleo de Atendimento Psicanalítico de Salvador). O trabalho apresentado abordou os impactos psíquicos do racismo e do colonialismo na constituição subjetiva de populações negras e indígenas no Brasil.O evento aconteceu no sábado passado, 13.12.2025, no Edifício Atlantis Multi Empresarial e reuniu psicanalistas, pesquisadores, profissionais em formação e integrantes dos Ateliês de Psicanálise da instituição.
Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e dentro da programação do Novembro Negro, o Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN) realizará, amanhã (19/11), rodas de conversa sobre preconceito com professores e alunos da rede municipal de Coração de Maria.
O Diálogo de Povos Indígenas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reuniu representantes das sete regiões socioculturais da ONU em um encontro para fortalecer a incorporação do conhecimento, dos valores e das prioridades indígenas na ação climática global.
O Diálogo de Povos Indígenas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reuniu representantes das sete regiões socioculturais da ONU em um encontro para fortalecer a incorporação do conhecimento, dos valores e das prioridades indígenas na ação climática global.
Com três Grammys, a cantora Liniker foi a artista brasileira a mais premiada da 26ª edição do Grammy Latino 2025. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (13), em Las Vegas, nos Estados Unidos. A cantora obteve premiações nas categorias relacionadas à língua portuguesa. O álbum Caju foi eleito o melhor de pop contemporâneo e a melhor interpretação urbana.
Um protesto de indígenas nesta sexta-feira (14) marcou o início do quinto dia da Cúpula das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. Por volta das 5h40 da manhã, um grupo de 90 indígenas da etnia Munduruku ocupou a área externa de acesso à Zona Azul – espaço reservado aos negociadores e pessoas credenciadas no evento. A segurança foi reforçada no local com soldados do Exército, mas não houve confusão. De forma pacífica e apoiados por ativistas e povos indígenas de outros países, os Munduruku reivindicavam uma reunião com o presidente Lula, que está em Brasília.
O aumento dos casos de suicídio entre crianças e adolescentes acende um alerta urgente para escolas e famílias no Brasil. Entre 2000 e 2022, a taxa de suicídio entre adolescentes cresceu 120%, com destaque para a faixa de 10 a 14 anos, onde a alta chegou a 140%, segundo análise do Ministério da Saúde e Fiocruz. Em 2023, o Sistema Único de Saúde registrou 11.502 internações por automutilação e tentativas de suicídio — uma média de 31 por dia.
Ciclo de palestras e rodas de conversa reúne profissionais de saúde e educação para dialogar com pais, alunos e professores entre os dias 29 e 31 de julho.
O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN), em parceria com o Instituto Igor Nogueira, inaugura novo projeto social para jovens de baixa renda no Centro de Treinamento Fight Club Brotas, em Salvador. A iniciativa oferece aulas gratuitas de Jiu-Jitsu para adolescentes de 11 a 18 anos, com foco no desenvolvimento físico, mental e social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no local. As vagas são limitadas.