Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung oferece atendimento gratuito

Por Núbia Cristina

A palestra ‘Crenças e maturidade espiritual’, com Kau Mascarenhas, que acontece no dia 10 de julho, às 20h, no Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis, marca as comemorações pelo aniversário do Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung. Fundado há quatro anos, o núcleo oferece atendimento psicoterápico gratuito a pacientes (e família), com renda mensal até dois salários mínimos.

Nesta entrevista ao Papo Empresarial, a coordenadora do núcleo afirma que existe fila de espera para atendimento, destaca que há vagas para profissionais voluntários e reforça a importância do voluntariado, para crescimento e aprendizado profissional. Robélia Dórea é palestrante espírita, psicóloga com formação em psicologia analítica e realiza atendimento clínico nas Clínicas Holos e Delfos.

Kau Mascarenhas é palestrante e escritor. Sócio-diretor do PRO-SER Instituto. Publicou o livro “Mudando para Melhor - Programação Neolinguística e Espiritualidade” e o curso digital PNL-Plus. Em seu trabalho, apresenta conteúdos da PNL, do Coaching e da Filosofia.

 
Qual o perfil dos pacientes atendidos?
O Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung oferece atendimento psicoterápico gratuito a pacientes (e famílias), com renda mensal até dois salários mínimos. É voltado para adultos e jovens, por falta de profissionais especializados no atendimento infantil, mas a expectativa é ampliar o serviço.  

É verdade que há uma fila de espera para atendimento?
Sim. Já temos fila de espera de mais de 15 pessoas, sendo a maioria composta de adolescentes da Escola Allan Kardec. Todas as faculdades que têm curso de psicologia oferecem atendimento psicoterapêutico para pessoas de baixa renda, em Salvador, mas a demanda acaba sendo maior que oferta.

Há algum projeto para aumentar a capacidade de atendimento do Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung?
Pretendemos divulgar o novo momento do Núcleo nas Clínicas de Psicologia, para captação de profissionais capacitados no atendimento de adolescentes e crianças.
 
Qual a orientação para quem deseja acompanhamento?
Dirigir-se ao Centro Espírita Joanna de Angelis, nos dias de reunião pública, especialmente aos sábados pela manhã, preencher a ficha de atendimento e aguardar ser chamado para a triagem.  
 
Quantos profissionais atendem no Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung? Todos são psicólogos?
No momento, contamos com seis profissionais, sendo quatro psicólogos e dois psicoterapeutas.
 
Quantas pessoas o núcleo atende atualmente?
No momento, 13 pacientes adultos. Interessante ressaltar a restrição dos horários de atendimentos, que devem coincidir com os horários das crianças em sala de aula, por conta do barulho provocado nas horas de recreio das mesmas.
 
Eles são voluntários? Na sua opinião, qual a importância do trabalho voluntário? O altruísmo soma pontos no currículo?
Todos os profissionais prestam serviço voluntário. O trabalho voluntário revela maturidade profissional e sensibilidade para com todos que passam por sofrimento psíquico e não podem pagar psicoterapia.
 
O Núcleo de Psicologia Carl Gustav Jung precisa de profissionais voluntários? Como entrar em contato?
Sim. O Núcleo ainda comporta mais seis profissionais, de preferência especialistas em atendimento infantil.

Você faz trabalho voluntário há quanto tempo? Em que medida essa prática lhe traz benefícios pessoais e profissionais?
Prestei esse tipo de serviço voluntariado por dois anos, no Núcleo de Psicologia da Fundação Lar Harmonia, e há quatro meses no Joanna de Angelis. Para mim funcionam como verdadeiras escolas. 
Núbia Cristina, 05.JULHO.2018 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...