Luiza Trajano está em Salvador para lançamento do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Bahia

Por Núbia Cristina

Uma das empreendedoras mais influentes do País, Luiza Helena Trajano está em Salvador hoje, para o lançamento do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Bahia. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza vai reunir lideranças empresariais, às 17h30, no Cerimonial Rainha Leonor, em Nazaré.
O objetivo do encontro e formalizar o início da atuação do Grupo Mulheres do Brasil na Bahia que, entre outras atribuições, propõe estratégias e executa ações de estímulo ao empreendedorismo feminino.

A entidade defende políticas públicas de inserção da mulher em espaços de poder, o suporte e a valorização das mulheres executivas, o combate à violência contra a mulher, dentre outras bandeiras afins.

O Grupo criou o Comitê 80 em 8, cujo objetivo é apoiar e aumentar o respeito e a valorização das carreiras profissionais das mulheres, especialmente das mulheres executivas, em direção aos altos cargos de gestão. 

Nesse sentido, a atuação do Núcleo foi decisiva para a criação do Projeto de Lei 7179/17, do Senado Federal, que exige a presença de 30% de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas, sociedades de economia mista e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em 2017. Pela proposta, o percentual passaria a valer a partir de 2022 e seria preenchido gradualmente. Em 2018, a presença de mulheres nos conselhos teria de ser de, no mínimo, 10% e, em 2020, de, no mínimo, 20%. A iniciativa é defendida por Luiz Trajano.


Trajetória de sucesso

Homenageada na promoção “Os Bem Sucedidos 2000”, pelo Bovespa – primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio (Ano 2000);

Prêmio “Antônio Proost Rodovalho”, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – primeira mulher a receber a honraria (Ano 2001);

Prêmio Empreendedor do Ano, pela Ernst & Young na categoria Comércio (Ano 2002);

Empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos, pela Revista Carta Capital (Ano 2003);

Líder Empresarial Setorial”, pelo Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil (Ano 2003);

Prêmio de Administrador Emérito 2003, pelo Conselho Regional de Administração (Ano 2004);

“As mulheres mais influentes do Brasil”, pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil (Ano 2004);

Prêmio Empreendedora do Ano, pela Revista Isto É (Ano 2004). 

 
Núbia Cristina, 08.AGOSTO.2018 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...