Espaço Colabore quer atrair empreendimentos de impacto social

Fomentar a geração de novos modelos de negócios, atraindo empresas e startups com capacidade para desenvolver ideias inovadoras de impacto social, esse é o objetivo do Espaço Colabore, destinado a potenciais empreendedores, empresários, investidores, mentores e instituições que busquem a inovação como principal diferencial de suas iniciativas, promovendo soluções para problemas da cidade. O espaço foi inaugurado na última sexta-feira (10.05.2019), no Parque da Cidade, bairro do Itaigara, na capital baiana.

Além do prefeito ACM Neto ACM Neto, o evento de inauguração contou com as presenças do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. A instituição é parceira da iniciativa e vai levar atendimento a empreendimentos com foco em inovação. 

Coordenado pela Secretaria de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis) e contando ainda com a parceria do Parque Social, o Colabore vai abrigar o SebraeLab, que ocupa cinco dos 16 contêineres reutilizados para o projeto. No local, os empreendedores terão acesso a eventos, capacitações e orientações do Sebrae. Além disso, em dois desses contêineres estão disponíveis espaços de coworking. 

O ambiente é direcionado ao estímulo à criatividade, e foi idealizado para ser flexível e adaptável às necessidades de cada empreendedor, buscando também promover a troca de experiências, a partir de espaços colaborativos de trabalho.

Já estão previstas algumas atividades no SebraeLab dentro da Semana do MEI, que acontece de 20 a 24 de maio, além do Startup Day, no dia 18 de maio. Inicialmente, para participar dessas atividades, os empreendedores interessados podem mandar email para sebraelab@ba.sebrae.com.br ou acessar o site sebraelab.sebrae.com.br.

Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto destacou a parceria com o Sebrae, ressaltando a capilaridade da instituição em todo o país. “O Sebrae é uma instituição com capacidade de desenvolver projetos nos quatro cantos do país. Aqui em Salvador, temos desenvolvido trabalhos importantes com a instituição e o SebraeLab se junta ao desafio de tornar nossa capital uma cidade cada vez mais inovadora”, afirmou. 

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, que veio a Salvador especialmente para acompanhar a inauguração, apontou o Espaço Colabore como uma iniciativa que pode ser referência para outros estados. “Esse é o espaço mais moderno de inclusão que uma cidade pode ter e converge com os objetivos do SebraeLab, uma proposta que conecta as principais tendências do futuro aos desafios do presente”, pontuou. 

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, também comemorou mais uma parceria com a prefeitura de Salvador em favor dos micro e pequenos negócios. “Sabíamos que essa iniciativa tinha total aderência ao SebraeLab. Entendemos que o Colabore é um espaço por meio do qual nós vamos, de fato, colaborar com os empreendedores que tenham boas ideias, mas não dispõem de uma estrutura para trabalhar”, disse. 

Já o secretário da Secis, André Fraga, que trouxe mais detalhes sobre o espaço, reforçou também as iniciativas desenvolvidas pela prefeitura com foco em inovação. No caso do Colabore, ele explicou que ainda este mês será lançado um edital para selecionar startups, microempresas, microempreendedores individuais e pessoas físicas com ideias de projetos sustentáveis para a capital baiana e desejam atuar no local. “O Colabore chega para conectar Salvador a uma agenda global, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao mesmo tempo que olha para nossos desafios locais, em especial as desigualdades, partindo de uma agenda que prioriza a inovação”, concluiu.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças do vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura de Salvador, Bruno Reis, dos diretores Técnico e Administrativo Financeiro do Sebrae Bahia, Franklin Santos e José Cabral, respectivamente, do gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, do presidente da Fecomércio-Ba e do Conselho Deliberativo Estadual da Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, e da presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, que falou sobre a In Pacto, incubadora que vai atuar no espaço.

Coworking

O Colabore é o primeiro coworking público para microempresas, microempreendedores individuais, startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade, mas que também contribuam para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O espaço teve investimento de mais de R$ 2 milhões e faz parte da Estratégia de Resiliência de Salvador, sendo mais uma entrega do eixo Cidade Sustentável do programa Salvador 360.

Estrutura

A estrutura do Colabore é formada por contêineres marítimos antigos que foram reaproveitados e distribuídos em uma área de 2.700m² no Parque da Cidade, próximo ao estacionamento. A proposta do local é ser um ambiente de trabalho compartilhado, favorável à criação e à interação entre a comunidade empreendedora.

Os usuários terão acesso a escritórios compartilhados, auditório e salas de reunião. Para além dos benefícios da infraestrutura oferecida, os coworkings possibilitarão a convivência com profissionais de diversas áreas, a ampliação da rede de contatos entre empresas e a economia com a redução ou eliminação dos custos de manutenção de sedes próprias.

Os 16 contêineres, que iriam virar lixo, foram distribuídos em oito módulos, entre os quais funcionará o SebraeLab. Dois deles são reservados para coworkings, com 26 estações de trabalho que permitem a realização de cursos de capacitação na área de inovação e empreendedorismo social de forma periódica, promovendo a aceleração do ecossistema de inovação de Salvador.

Mais 20 estações foram instaladas em outros dois módulos, onde funcionará a incubadora de negócios sociais In Pacto, uma parceria com o Parque Social. Os negócios apoiados pela iniciativa receberão, de forma gratuita, todo o suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico necessários para se desenvolverem, além de estrutura física para a realização de atividades.

Sustentabilidade

Além da estrutura construída a partir de contêineres reutilizados, o Colabore possui diversas outras iniciativas e tecnologias sustentáveis. No espaço, são encontrados cobertura vegetal, aproveitamento da ventilação cruzada, sistema de captação e uso de água das chuvas, painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia, tratamento e reutilização de esgoto, pavimento permeável, sistema inteligente de gestão da refrigeração e barreira acústica natural, além de bicicletário para estimular a mobilidade ativa.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
Núbia Cristina, 13.MAIO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...