Central Nacional Unimed tem programa de incentivo à amamentação

A amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, segundo o Ministério da Saúde. A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 170 países teve início ontem (1º) e vai até a próxima quarta-feira, (7) tem o propósito de estimular a amamentação até os dois anos de idade.

A Central Nacional Unimed apoia tanto essa causa que tem um programa de incentivo à amamentação e promove várias ações, que incluem palestras, coleta de potes de vidro para doação a bancos de leite públicos, criação de salas de amamentação para as colaboradoras e estímulo ao uso de um aplicativo, que orienta às mamães em relação aos cuidados com o bebê.

A Unidade de Negócio Salvador é um dos postos de coleta de potes de vidro. O vidro é o material adequado para armazenar o leite materno, mas nem sempre é fácil para os hospitais conseguirem a quantidade de potes necessária. É preciso mais de 160 mil potes por ano para atender a demanda.

Colaboradores e clientes da Central Nacional Unimed são estimulados a entregar potes de vidro com boca larga, de até 500 ml (como os de café solúvel, maionese, azeitona) nos postos de coleta em São Paulo, Tatuapé, São Luís, Brasília e Salvador. Os potes passam por um processo de esterilização, recebem tampas de plástico e são encaminhados aos bancos de leite públicos.

Informação e apoio

“Nada melhor do que ter uma rede de apoio bem informada e intencionada para que a mãe tenha mais chances de conseguir amamentar até os dois anos da criança”, afirma o obstetra e especialista em amamentação, Valdmário Rodrigues Júnior, assessor da presidência da Central Nacional Unimed.

A especialista em aleitamento materno da ELLU Brasil, Marta Lopes da Silva, que ministra as palestras de aleitamento promovidas pela Central Nacional Unimed, concorda. “Não basta apenas saber como fazer a pega, mas é essencial essa rede de apoio. Todos podem ajudar se tiverem as informações certas”, explica Marta.

Sala de amamentação - Essa rede de apoio não é só a família, são também os profissionais da área de saúde e do local de trabalho, que se mobilizam para tornar o ambiente favorável para que a amamentação dure o máximo. E tal apoio foi encontrado pela assistente de comunicação Marcela Ribeiro, que trabalha na Central Nacional Unimed.

Desde que voltou da licença-maternidade, ela utiliza a sala de amamentação do prédio da operadora de saúde. “Essa facilidade contribuiu muito para que eu voltasse a trabalhar mais tranquilamente com minha filha bebê e amamentando”, diz Marcela, que permanece amamentando há 1 anos e dois meses.

Toda a empresa está envolvida no assunto. Existe uma campanha interna, desde o início deste ano, para que os funcionários repassem potes de vidro para serem usados em centros de doação de leite.

Todo o apoio começa ou deveria começar a atuar bem antes de o bebê nascer, ou seja, quando a gestante está fazendo o acompanhamento pré-natal, destaca o Valdmário. “É preciso que a futura mãe receba informações adequadas sobre a preparação das mamas”, por exemplo. O obstetra destaca também a importância de a gestante ser orientada sobre o banco de leite para que, caso precise utilizá-lo após o parto, já tenha as informações corretas, e sobre o apoio e orientação psicológica, necessários por muitas delas.

A Central Nacional valoriza tanto o pré-natal que oferece a seus beneficiários um aplicativo chamado Bella Materna. Ele auxilia tanto as gestantes quanto as lactantes. Patrícia da Silva Joaquim, 27 anos, estava preocupada com o tamanho de seu bebê, que deve nascer em setembro, e utilizou o app para perguntar se as medidas do bebê estavam corretas para a idade gestacional. “Fui atendida com muita rapidez e simpatia. Sempre que precisar, voltarei a usar”, afirma a futura mamãe.

Além disso tudo, a Central Nacional Unimed estimula o parto normal. A operadora trabalha em parceria com alguns hospitais e tem incentivado o aumento no número de partos naturais entre seus beneficiários. Segundo Denise Haiek, chefe do centro obstétrico do Hospital Sepaco, na capital paulista, um dos parceiros da iniciativa, o parto normal contribui, e muito, para a amamentação. “O leite vem com mais facilidade, a posição para amamentar não fica desconfortável como para as mães que tem cesárea”, diz.

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Central Nacional Unimed utiliza as redes sociais para divulgar conteúdo informativo, convocando a família para formar uma rede de apoio à amamentação. E os papais também podem ajudar nesse momento tão especial. O tema deste ano é "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!".

 Posto de coleta de potes de vidro – BA

Unidade de Negócio Salvador

Endereço: Avenida Professor Magalhães Neto, 1856.

Edifício TK Tower Salvador.

 
Núbia Cristina, 04.AGOSTO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...