Central Nacional Unimed apoia campanha de prevenção contra sarampo e destaca importância das vacinas

O sarampo é uma doença viral, com alto risco de transmissão pela tosse e espirro, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É causada pelo morbillivirus e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça, manchas vermelhas - que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e se espalham pelo corpo -, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar.

 
“A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola”, alerta a pediatra, auditora da Central Nacional Unimed, Gilvânia Mota. Ela destaca que essa imunização faz parte do calendário vacinal e é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

 
O estado da Bahia reforça a campanha de esclarecimento e imunização contra o sarampo e a Central Nacional Unimed contribui com o trabalho de disseminação de informações. A população com idade entre 12 meses e 49 anos, que ainda não se protegeu, deverá comparecer a uma das unidades da rede básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização.  

 
Calendário de vacinação
“A primeira dose da tríplice viral deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois”, esclarece Dra. Gilvânia Mota. No entanto, caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. “Até os 29 anos é necessário tomar as duas doses, entre 30 e 49 anos é ministrada dose única”, afirma. “Entretanto, a imunização não é feita acima dos 50 anos”. É importante destacar que a vacina está disponível na rede básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Quem deve se vacinar contra o sarampo:

- 12 meses a 4 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral (com intervalo de 30 dias);

 

- 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);

 

-30 a 49 anos: uma dose do tríplice viral;

 

- Profissionais de saúde de qualquer idade portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

Sobre a Central Nacional Unimed
A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.
Núbia Cristina, 15.AGOSTO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...