Central Nacional Unimed realiza campanha com foco na importância da doação de órgãos

O número de transplantes de órgãos realizados na Bahia no primeiro semestre de 2019 aumentou em 13,39%, comparado com o mesmo período de 2018. Foram realizados 601 transplantes de janeiro a junho deste ano, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. A comunidade médica celebra esse incremento e soma esforços em campanhas de conscientização, para elevar ainda mais os índices que salvam vidas.

A Central Nacional Unimed realiza campanhas internas alertando sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No mês dedicado ao debate sobre o tema, as  ações foram intensificadas, e a cooperativa está utilizando suas redes de comunicação, internas e externas, para sensibilizar colaboradores, clientes e parceiros sobre a importância das doações.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), do Hospital São Rafael, Juliana Caldas, reforça a importância das campanhas, sejam elas dos governos, da iniciativa privada ou das comunidades.
 
Papel da família
“Infelizmente, a recusa familiar ainda é elevada. Muitos ainda acreditam que a informação sobre doação de órgãos deve constar na carteira de identidade. Outros alegam questões religiosas, desconhecem a vontade do potencial doador em vida ou têm medo de deformidades no corpo”, explica a médica intensivista, destacando que é muito importante falar sobre o tema e esclarecer as dúvidas.

Quem decide sobre a doação de órgãos e tecidos é a família, no momento da constatação do óbito. Por isso é muito importante conversar sobre o assunto. É preciso que saibamos o desejo dos nossos familiares em relação à doação de órgãos, para que essa decisão seja mais fácil e traga conforto para os familiares, que estão num momento de perda”, pontua.

O Hospital São Rafael, que faz parte da rede credenciada da Central Nacional Unimed, também realiza permanentemente campanhas para a doação de órgãos e é referência no Norte-Nordeste na realização de transplantes.
“Fazemos educação continuada nas unidades de internação e nos momentos de admissão de novos funcionários. Aproveitamos o setembro verde para esclarecer a comunidade do hospital”, conta.

“Em 2018, tivemos um bom retorno da comunidade, que esteve presente nos eventos e pode esclarecer dúvidas em relação a esse tema. Neste momento, a CIHDOTT está passando por reestruturação, e pretendemos retomar as atividades educativas em breve”, esclarece a médica.
 
Índices melhoram na Bahia
Dra. Juliana vê com bons olhos o aumento do número de transplantes na Bahia e todo o esforço que vem sendo feito para elevar ainda mais esses índices. “Houve um crescimento significativo do número de transplantes no estado no ano de 2019, muito pelo aumento do número de doadores de órgãos, mas também pelo estabelecimento de uma política estadual de doação e transplantes mais sólida e organizada”, afirma.
 
Ela destaca ainda a criação de novos centros transplantadores e a interiorização da doação e do transplante. “Ainda há o que melhorar, mas esses números vêm num crescente e o aumento deve ser mais significativo ao final deste ano”, ressalta.
 
“A Bahia esteve por muito tempo atrás da média da região Nordeste e da média nacional, no que se refere à doação e ao transplante, mas essa diferença vem diminuindo nos últimos anos e a expectativa é de que a Bahia se consolide como estado referência nesses aspectos”, afirma.
 
Sobre a Central Nacional Unimed - A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
 
Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.
 
Núbia Cristina, 26.SETEMBRO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...