Como prevenir infecções virais durante o Carnaval

Carnaval de Salvador recebe turistas de todo o mundo, por essa razão, mesmo que no momento não haja confirmação de casos do coronavírus, a Secretaria de Saúde do Estado promete reforçar os cuidados com a prevenção no circuito da festa. As ações das equipes de vigilância epidemiológica e sanitária também alertam para vírus como o H1N1, H3N2 e Influenza B.
 
Especialistas da Central Nacional Unimed destacam que é fundamental reforçar hábitos de higiene pessoal. O novo coronavírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Ainda sem tratamento específico ou vacinas, o foco deve ser a prevenção.
 
“A principal recomendação é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais”, ensina a infectologista Raquel Viana, da Biocheckup, clínica parceira da Central Nacional Unimed. “Ter um frasco de álcool gel sempre em mãos também é indicado”, completa. Essas medidas simples impedem a contaminação não apenas pelo coronavírus, valem para combater as infecções causadas por vírus como o H1N1, H3N2 e Influenza B.
 
Sem pânico
A infectologista Raquel Viana ressalta que não há motivo para pânico. “Isso porque não há casos do coronavírus no Brasil e o grau de letalidade desse vírus não é tão alto”.
Manter distância de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre é uma boa medida. “Eu também não recomendaria que pessoas com esses sintomas brinquem o Carnaval, que em geral exige muito esforço físico e envolve contato próximo com muitas pessoas”, afirma a infectologista.
 
 
Outra dica é cobrir o rosto com um braço ou lenço descartável, ao espirrar e tossir. O uso de máscara também reduz o risco de infecção. “Mas eu recomendaria apenas em locais onde haja surto da doença. No entanto, vale destacar que não adianta usar máscara e não lavar as mãos”.
 
Sobre a Central Nacional Unimed - A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
 
 
Central Nacional Unimed
www.centralnacionalunimed.com.br
Assessoria de Imprensa - Bahia
Siddhi Comunicação - Agência parceira da In Press Porter Novelli
siddhicomunicacao2018@gmail.com
Núbia Cristina, 20.FEVEREIRO.2020 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...