Pais devem manter atualizada a carteira de vacinação das crianças

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (SARSCoV-2), os pais devem manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). Isso porque as crianças não podem deixar de receber as doses de acordo com o calendário vacinal, o que poderia agravar ainda mais a situação epidemiológica vivenciada atualmente, em relação a doenças como sarampo, febre amarela e coqueluche.
 
“O isolamento e a restrição na circulação de pessoas são medidas necessárias para conter a pandemia, mas as famílias precisam encontrar alternativas para cumprir o calendário das vacinas das crianças”, alerta a pediatra da Central Nacional Unimed em Salvador, Luanda Flores.
 
A SBP e a SBIm alertam que o cenário epidemiológico do sarampo e da febre amarela no país requer constante investimento em ações de imunizações. Ao passo que o controle da coqueluche e da febre amarela, e a eliminação do sarampo e da rubéola são dependentes de elevadas coberturas vacinais.
 
Embora as crianças em geral não sejam muito afetadas pela Covid-19, desenvolvendo sintomas leves ou nenhum sintoma, as famílias devem encontrar uma forma de resguardá-las e ao mesmo tempo cumprir a meta de vacinação. “Uma estratégia é procurar a unidade de saúde mais perto da residência e em horários menos concorridos. Os próprios postos de vacinação já estão desenvolvendo métodos para que a aplicação seja rápida e com o menor contato possível”, explica a pediatra Luanda Flores.
 
Otimizar a vacinação, aplicando o maior número de vacinas possível em uma única ida ao posto, é outra dica: “Desde que se tenha o cuidado de respeitar o intervalo mínimo e necessário entre as doses. Mas antes, é preciso perguntar ao pediatra e ao profissional de saúde quais vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, sem que haja conflitos entre os componentes e as reações”.
 
Luanda afirma ainda que a terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe, em vigência até 5 de junho, engloba crianças de 6 meses a menores de 6 anos e que também é muito importante que essa imunização seja realizada.
 
Interação
Não há evidências sobre a interação da Covid-19 e a resposta imune às vacinas. “No entanto, para reduzir a disseminação da doença, qualquer pessoa ou criança com sintomas respiratórios ou febre, não deve comparecer aos centros de vacinação”, alerta a pediatra. Casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 poderão ser vacinados após a resolução dos sintomas e passado o período de 14 dias do isolamento.
 
Sobre a Central Nacional Unimed - A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
Núbia Cristina, 22.MAIO.2020 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...