Atuação da Central Nacional Unimed na Bahia fortalece a marca

O trabalho da Central Nacional Unimed nas cidades onde atua tem apresentado um aumento gradativo da credibilidade e a confiabilidade em relação à marca Unimed. É o que mostra uma pesquisa recente (março 2020), realizada pela 121 Labs, empresa especializada em mapeamento e pesquisa de mercado.

A pesquisa revela crescimento de 21,2% nos indicadores de imagem e reputação, em relação ao último levantamento, realizado com 3.034 entrevistados, nos meses de julho e novembro de 2019. Isso significa que a percepção dos brasileiros em relação à Unimed melhorou para melhor.

“Mudar a percepção negativa da marca é um dos pontos essenciais do planejamento estratégico. O crescimento apontado é fruto de um trabalho gigante, com engajamento de muitos para mostrar que aprendemos com os erros do passado e os usamos para aprimorar o nosso jeito de cuidar. Desde a maneira que atendemos ao telefone até ações de marketing e a real entrega da saúde. Tudo influencia a percepção do consumidor”, afirma Stelio Belchior, superintendente de Produtos e Marketing da Central Nacional Unimed.

Na Bahia
A Central Nacional Unimed adotou um novo modelo de negócios, em parceria com as Unimeds de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna. As ações, que tiveram início em 2018, fazem parte do programa de reestruturação do Sistema Unimed, cuja principal característica é modificar o modelo de atuação no Estado.
 
Nessas cidades, as cooperativas médicas Unimed passaram a se dedicar exclusivamente à prestação de serviços médicos. Ao passo que a Central Nacional Unimed passou a atuar como operadora dos planos de saúde, assumindo toda a operação com clientes, rede credenciada e responsabilidades regulatórias.

Melhorias internas
Na opinião de Fabíola Grijó, superintendente Regional da Bahia, a boa percepção dos entrevistados em Salvador deve-se ao reposicionamento institucional da marca Unimed, realizado por meio de campanhas de marketing e atuação junto à imprensa. Ela também ressaltou o relacionamento com órgãos e entidades de Saúde da região.
No que se refere a Conhecimento & Consciência de Marca (Brand Awareness), 55% dos entrevistados em Salvador conhecem objetivamente a Unimed, ao passo que 29% já ouviu falar da Unimed. Em junho de 2019, 63% do público entrevistado pela pesquisa conhecia ou já tinha ouvido falar na Unimed, já em março deste ano esse percentual subiu para 84%.

“Nos aproximamos da rede credenciada e demais entidades representativas; lançamos novos produtos; contratamos equipes de vendas e pós-vendas; e mudamos para uma sede que representa a ‘essência’ da Unimed. Todas essas ações foram fundamentais para recuperar a confiança dos baianos”, enfatizou Fabíola.

Metodologia
Os indicadores da pesquisa são calculados sobre o Valor de Marca Baseado na Visão do  Consumidor (Customer Based Brand Equity - CBBE), por meio do método quantitativo 121 Labs. A pergunta que mede os números do conhecimento objetivo, por exemplo, é “Você conhece, ouviu falar ou não conhece a Unimed?”. Também houve crescimento em confiança na marca, de 38% para 57%; na imagem da marca, de 37% para 55%.
Núbia Cristina, 12.JUNHO.2020 | Postado em Notícias
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