Senac Nordeste lança programa para auxiliar o setor de Hotelaria nos protocolos para retomada das atividades

Nesta segunda-feira, 13 de julho, às 14h30, o Senac Nordeste promoveu evento virtual para lançar programa dirigido aos meios de hospedagem brasileiros, visando apoiá-los na retomada das suas atividades, de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da COVID-19. O projeto contou com a consultoria do Professor Marcelo Boeger, reconhecido nacionalmente na área de gestão hoteleira e de facilities.

“O setor de hospitalidade vem enfrentando um dos maiores desafios da história recente, com uma queda drástica de receitas e, em muitos casos, insolvências. Além de estarem impactados pela paralisação das atividades econômicas, essas empresas terão que realizar diversos investimentos, adequações nos ambientes e aquisições de novos equipamentos, EPIs e produtos para atenderem às novas regulamentações sanitárias”, contextualiza a diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida.

Para auxiliar o setor de Hospitalidade neste novo momento, o Senac também teve de olhar para dentro,  investindo rapidamente em capacitação e atualização de suas equipes.  Numa iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espirito Santo do Senac já foram capacitados 70 docentes desses estados e somente para os  meios de hospedagem foram 30 participantes.

A iniciativa contou ainda com a produção de 08 vídeos, de até 7 minutos, que servirão para a introdução das diretrizes sanitárias transversais junto aos meios de hospedagem durante o processo de atendimento às empresas. Eles estarão também disponíveis para o setor hoteleiro de todo o país. Os vídeos poderão ser acessados nas plataformas do YouTube de todos os Senac Nordeste e Espírito Santo.

O Senac de cada Estado irá prestar auxílio às empresas por meio de seus respectivos Programas de Atendimento Corporativo. Especificamente no Senac Bahia,  os hotéis serão mentorados por meio do Programa Senac Empresas Digital que oferece atendimento remoto ao setor produtivo. Visando fortalecer o elo com o meio empresarial, o programa investe na disseminação de informações (e-books e lives) e no desenvolvimento de soluções gratuitas sob medida, prestando auxílio aos estabelecimentos comerciais em meio à atual crise mundial.

 MENTORIA HOSPITALIDADE SEGURA - o  serviço gratuito oferece orientações que serão repassadas em 7 encontros, totalizando uma carga horária de 22 horas. Cada empresa mentorada poderá implementar facilmente os protocolos.  “Diante da profusão de protocolos que estão sendo divulgados pelos diversos órgãos públicos e Associações de Classe, as empresas necessitam de orientações confiáveis e seguras para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelo de negócio”, enfatiza o consultor Marcelo Boeger.

Os conteúdos, tanto dos vídeos como da mentoria,  abordam Premissas para Distanciamento Social, Higiene Pessoal, Sanitização de Ambientes (Técnicas e Protocolos) do Front Office (recepção, manobristas, mensageiros e concierge); Premissas para a área de Governança (limpeza de quarto ocupado, quarto de check out, gestão de frigobar, áreas comuns, coleta de resíduo sólidos, retirada de enxoval e processamento de roupas); Premissas para a área de A&B - Alimentos e Bebidas (uso de buffet em restaurantes, room service, coffee break, refeitório de colaboradores); Premissas para a área de Lazer (academias, saunas, spas, salão de jogos, piscinas, jacuzzis, esportes de contato, brinquedotecas); Premissas para a área de Eventos (salas de eventos, casamentos, eventos corporativos, sociais e treinamentos empresariais); Comunicação Assertiva para os Colaboradores e Prestadores, bem como Clientes  e Monitoramento das Atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos. 

Cada vídeo tem apresentação e narração do Prof. Marcelo Boeger e profissionais da área de saúde, alternando com imagens e os check lists de processos sanitários obrigatórios. Os temas de Governança são apresentados e narrados por Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG).

Muito além da hotelaria, o Senac Nordeste está preparando outras equipes até 15 de julho, também com o professor Boeger, para atuarem junto às empresas dos segmentos de bares & restaurantes; beleza (salões de beleza & barbearia ); moda e comércio varejista (lojas & boutiques) quanto à aplicação dos novos protocolos sanitários.

Fonte: Fecomércio BA
Núbia Cristina, 14.JULHO.2020 | Postado em Notícias
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