Sebrae Delas transforma a trajetória de mais de 2 mil empreendedoras

O Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Realizado pelo Sebrae/SC, busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

 As mulheres ainda enfrentam muitos desafios para empreender como, a maior quantidade de tempo dedicado à família, às atividades de casa e a dificuldade para acessar crédito. Em tempos de crise, algumas desigualdades se aprofundam, aumentando ainda mais as dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras e refletindo na economia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no primeiro trimestre de 2020, o número de mulheres que perderam o trabalho foi 25% maior que o de homens, aumentando a probabilidade de busca do empreendedorismo por necessidade pelas mulheres, muitas delas chefes de família.

 A inclusão produtiva das mulheres via o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias. Segundo estudo do Mckinsey Global Institute, a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria um incremento de cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Portanto, existe uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher, principalmente empresárias, e o crescimento econômico de um país. Mulheres geram emprego e oportunidades para outras mulheres fomentando uma rede de crescimento, aprendizado e crescimento.

 Por esses motivos, desde 2019, o Sebrae/SC investe no empreendedorismo feminino como uma importante estratégia para ampliar sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. No primeiro ano do Programa foi iniciada a turma piloto na região da Grande Florianópolis com a seleção de mais 350 mulheres, entre empresárias e potenciais empreendedoras.  Em 2020, a turma piloto continua sendo atendida e foi lançada uma edição especial do programa de desenvolvimento, 100% digital e 100% gratuita, que conta com a participação de 500 empresárias de todo o estado de Santa Catarina.

 Adicionalmente, o Sebrae Delas Mulher de Negócios realiza e apoia diversos eventos para incentivar a conexão entre mulheres e seus negócios, divulgar produtos e serviços feitos por empresárias catarinenses e promover parcerias. O programa também oferta conteúdo de qualidade às empresárias e demais setores da sociedade catarinense sobre aspectos macroeconômicos, mercado, setor de atuação e boas práticas, proporcionando o acesso a informações relevantes e de fontes confiáveis.

Mais de 2 mil empreendedoras tiveram seus negócios impactados pelo projeto Sebrae Delas, no último ano. Dentro desta rede, elas desenvolveram competências de negócios, de forma continuada, por meio de cursos, workshops e consultorias, potencializando o resultado de suas empresas. Nesta edição do podcast da Agência Sebrae de Notícias, você conhecerá a trajetória de Beatriz Branco, dona da fábrica de chocolate Angi. Ela compartilha sua experiência no Sebrae Delas.

A iniciativa prepara mulheres em todo o país, conforme ressalta Renata Malheiros, analista de Projetos de Empreendedorismo Feminino do Sebrae. O conteúdo está disponível e pode ser replicado por emissoras de rádios e portais de notícia de todo o país, gratuitamente, sendo exigida apenas a citação à Agência Sebrae de Notícias (ASN). Confira os detalhes neste link.

Fonte: Sebrae
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...