Projeto Sebrae Delas reforça a importância do empreendedorismo feminino

Um dos projetos mais bem sucedidos na entidade, o Sebrae Delas tem se destacado pelo desenvolvimento de lideranças empreendedoras femininas por todo o Brasil. Na Bahia, a iniciativa busca apoiar mulheres desenvolvendo também as competências, comportamentos e habilidades, difundindo a cultura empreendedora e aumentando a probabilidade de sucesso dos negócios liderados por elas.

Somente em 2019, o Sebrae Delas atendeu 1.470 mulheres, público que tem se destacado no empreendedorismo pelos números surpreendentes. Mas, se o público feminino tem passado por crescimento nesta área, os desafios ainda são grandes, o que justifica a permanência de projetos como o Sebrae Delas.

Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional mostra que, antes da crise causada pelo Coronavírus, as mulheres empreendedoras faturavam cerca de R$23,5 mil ao ano, contra a média de R$32,2 mil dos homens. Mesmo com a diferença, o público feminino ainda é maioria em alguns segmentos, como o Comércio, por exemplo, que representa um total de 51% dos negócios comandados por elas. Na formalização como Microempreendedores Individuais (MEI), as mulheres também são maioria: 65% dos empreendedores.

Sebrae Delas

Ciente da necessidade de vencer os desafios enfrentados pelas empreendedoras, o Sebrae Delas busca abranger o maior número possível de mulheres, em todos os perfis. Por isso, para participar das ações do projeto, a mulher pode ser candidata a empresária, aquela que tem uma ideia inovadora, vontade de empreender, mas que ainda não sabe como tirar o negócio do papel e colocá-lo em prática, assim como as que já têm o seu negócio, desenvolve-o com competência e habilidade, mas ainda é informal. As Microempreendedoras Individuais (MEI), donas de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) também podem participar do projeto.

Dentre os benefícios de fazer parte do Sebrae Delas, está o acesso a eventos online com conteúdo diferenciado e formato inovador, com seminários, oficinas, webinars, startup weekends e maratonas que tornarão possível a troca de experiências, informações e muito conhecimento; qualificação pessoal e profissional, nas ações que envolvem a capacitação e o desenvolvimento das mulheres por meio de palestras, talks, workshops e mentorias, a fim de gerar negócios inovadores, sustentáveis e com propósito; e networking, que visa conectar pessoas e negócios, divulgando produtos e serviços e promovendo parcerias através de sessões de negócios, pitchs, cafés da manhã, happy hours e caminhadas.

A iniciativa conta também com uma rede de parceiros, formada, atualmente, pela Fecomércio-BA, Be.Labs Aceleradora, Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Empreendedoras do Vale, Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Inspire Ser e Rede Mulher Empreendedora (RME).

Todas as informações sobre as ações do Sebrae Delas na Bahia, bem como a agenda de eventos e outros conteúdos, podem ser obtidas pelo site www.sebraedelasbahia.com.br.

Fonte: Sebrae 
Núbia Cristina, 10.MARÇO.2021 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...