O setor produtivo precisa de socorro emergencial

Salvar vidas ou a economia é um falso impasse, na opinião de Mário Dantas, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e do Lide Bahia. Para o empresário, preservar vidas é crucial neste momento, e o setor produtivo tem um papel fundamental, de cooperação com a sociedade e com o poder público. No entanto, ele destaca que as empresas precisam de medidas emergenciais de apoio, como linhas de crédito e programas de refinanciamento de impostos.
 
 
Ele foi o entrevistado da jornalista Núbia Cristina, no Bahia Econômica Apresenta o Bate-Papo Empresarial. “A Associação Comercial sempre teve uma postura muito responsável e colaborativa, desde o início da pandemia”, destaca. Lembrando que ano passado a entidade realizou um programa de distribuição de 200 mil máscaras para quem usa transporte público. “A gente entende e apoia o gestor público que implementa medidas para evitar o colapso no sistema de saúde. A ACB também participou da elaboração do plano de retomada da economia.
 
 
Socorro às empresas – Mário Dantas afirma que é preciso injetar recursos nos CNPJs neste momento, para evitar a morte de muitas empresas, o que pode tornar o processo de retomada da economia ainda mais difícil. “As empresas precisam de socorro imediatamente. Todos os setores foram afetados pela pandemia, porém alguns estão em situação mais difícil. É urgente novas medidas para garantir fluxo de caixa ao setor produtivo.
“O mercado financeiro no Brasil é cartelizado, e os recursos estão concentrados na mão de poucos bancos. Isso dificulta o acesso ao crédito”, diz. O presidente da ACB e do Lide Bahia ressalta que até mesmo o Pronampe, lançado no ano passado para socorrer as empresas, “não chegou na ponta, por causa dos entraves dos bancos. Precisamos de novos programas do governo federal, agora com maior efetividade. Medidas que realmente cheguem às empresas”.
 
 
Uma outra demanda, de acordo com Mário Dantas, é a “criação de um programa federal de refinanciamento de impostos”, assinala. “A Prefeitura de Salvador anunciou algumas medidas, com parcelamento de impostos e taxas, agora precisamos de ações nessa linha do governo do estado e do governo federal”, afirma. Mário Dantas representa o estado da Bahia no movimento Unidos pela Vacina, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, criadora do grupo Mulheres do Brasil.
(Núbia Cristina).
 

 
Núbia Cristina, 19.ABRIL.2021 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...