Projeto promove inclusão digital para alunos de Fundação

Pesquisa do IBGE divulgada em 2021 mostrou que, no Brasil, 4,3 milhões de estudantes, 95,9% deles da rede pública, não utilizaram a internet em 2019. Esse dado revela a dimensão da desigualdade social, o impacto que a pandemia provocou na educação e reforça a urgência de promover a inclusão digital dos estudantes. “As dificuldades educacionais, que já eram imensas na região Nordeste, tomaram uma dimensão ainda maior depois da pandemia. Isso nos deu a oportunidade de potencializar os usos das tecnologias e novas formas de ensino dentro da rede, por isso é fundamental promover a inclusão digital”, afirma Rosely Machado, diretora educacional da Fundação José Carvalho.

Esse cenário levou a entidade a criar o Projeto Zé Conecta, que, por meio de parcerias com a iniciativa privada, leva tablets, computadores, notebooks e conexão à internet aos estudantes e professores da instituição.

A primeira etapa do projeto pretende atender os 600 alunos da Fundação cujas famílias não possuem nenhum equipamento com acesso à internet e, em decorrência disso, recebem as suas tarefas escolares por meio de portfólios impressos.

A ação foi lançada em Pojuca (BA), na sede da Fundação José Carvalho, quando representantes do Banco BTG Pactual anunciaram a doação de 140 equipamentos e outras parcerias. O Banco XP, ao lado da Ápice Investimentos, formalizou nesta primeira fase a doação de mais 100 equipamentos.

Transparência

O diretor administrativo e financeiro da Fundação, Emanuel Oliveira, explica que a entidade fornece aos parceiros total transparência em todas as etapas do projeto, com prestação de contas dos recursos doados por meio da publicação de relatórios periódicos e pela constituição do Comitê de Parceiros. “Além da divulgação no site da Fundação, todos os parceiros poderão exibir selos específicos nos seus websites, balanços sociais, relatórios de sustentabilidade e outros. A própria condição da Fundação de sempre ter tido os seus balanços públicos e auditados por uma das Big Four já confere aos parceiros um reforço ‘natural’ dessa credibilidade”, diz Oliveira.

Parcerias

Mario Cavalieri, diretor executivo do BTG Pactual, afirma que a principal motivação deste apoio foi a crença em poder gerar um futuro melhor através da educaçãopilar no qual a instituição acredita e investe. “Estar ao lado da Fundação José Carvalho, que se destaca pela qualidade e dedicação a esta causa, é um privilégio e está totalmente alinhado com os nossos valores. Acreditamos que somar esforços com a Fundação irá contribuir com a expansão da educação de qualidade para a região”, reforça.

Segundo ele, o principal propósito do BTG Pactual é o cultivo de relações duradouras, sempre olhando para o futuro de forma sustentável e com inconformismo às situações sociais que hoje geram incômodo. “O belo trabalho educacional realizado pela Fundação José Carvalho não poderia, sob hipótese nenhuma, sofrer interrupções por essa triste pandemia; e auxiliar no fornecimento de equipamentos, para que o Zé Conecta continue levando o conteúdo às crianças e adolescentes, está absolutamente alinhado com a nossa missão de propiciar aos brasileiros o acesso a uma melhor educação. Pretendemos ser um parceiro de longo prazo, uma fonte colaborativa em novas campanhas, futuros projetos e nas demais ações que façam a missão da Fundação José Carvalho se perpetuar”, conclui o diretor executivo.

“Na visita que fizemos, foi notório o cuidado da Fundação com a qualidade do ensino, com a continuidade do processo educativo desde o Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, visando uma formação integral que vai além da educação acadêmica, atenta à alimentação, cultura, esporte, concepção humanística etc. Na Bahia, a Ápice Investimentos, já fez algumas ações assistencialistas, mas nunca de forma profunda, construindo juntos algo que pode trazer muitos benefícios para essa região”, comemora Fernanda Azevedo, sócia da Ápice Investimentos.

O CEO do Banco XP, José Berenguer, acredita que a contribuição com o projeto demonstra o engajamento da XP às causas ESG. Segundo Berenguer, “o Banco XP quer mudar o mercado bancário não só no jeito de fazer negócio, mas causar impacto na sociedade, e é por isso que estamos apenas iniciando nossa parceria”.

Sobre a Fundação

A Fundação José Carvalho foi criada em 1975 no município de Pojuca, Bahia, pelo empresário e engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho (1931-2015). A instituição mantém aproximadamente 3,5 mil alunos matriculados desde o Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, distribuídos nas suas seis escolas próprias nos municípios de Pojuca (três), Andorinha, Catu e Entre Rios, bem como nos seus programas socioeducativos voltados às áreas de esporte e música. Todos os alunos são mantidos com recursos integrais da Fundação, que aportou R$ 36 milhões, somente em 2020, na manutenção dos seus projetos, tendo investido mais de R$ 250 milhões nos últimos 10 anos na área educacional.
Núbia Cristina, 13.AGOSTO.2021 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...