Franquias home based são opções para trabalhar com venda direta

Você não precisa abrir uma loja para trabalhar com vendas. Negócios baseados em sistemas de vendas diretas são uma opção interessante para quem busca por uma alternativa de baixo investimento – é aqui que se encaixam as franquias home based.

Dispensando a necessidade de contar com um ponto comercial, as franquias home based de venda direta permitem que os franqueados trabalhem com a comercialização de produtos sem precisar investir em reformas, obras, aluguel e um amplo estoque, comuns a uma franquia de loja. Com isso, o custo para abrir uma franquia é reduzido.

Nesse sistema, as vendas são feitas na modalidade “porta a porta”: os franqueados vão até os clientes (em casa ou nas empresas), levando ou negociando os produtos a serem vendidos.

“Por ser uma intermediação de negócios, geralmente o franqueado não precisa realizar 100% da operação, que fica a cargo da franqueadora ou outros parceiros envolvidos, o que faz com que a operação da franquia seja bem simples e prática”, acrescenta Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria.

O mercado de vendas diretas tem bom desempenho no Brasil: o país tem o sexto maior mercado do mundo, de acordo com a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA). Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2020 esse setor cresceu 10,5%, contando com um total de 4,3 milhões de empreendedores operando na modalidade.

Entre os principais produtos comercializados nesta dinâmica estão os cosméticos e itens de cuidados pessoais (52%), roupas e acessórios (22%) e alimentos e bebidas (3%).

Embora a operação de vendas diretas seja frequentemente relacionada a negócios de revendas ou autônomos, esse modelo vem ganhando espaço no franchising. Como franquias baratas, essas redes chamam a atenção dos investidores. Para Milena, o baixo investimento é justamente uma das grandes vantagens dessa modalidade de negócio. “É comum que franquias de venda direta tenham investimento pequeno, uma vez que geralmente os modelos são home office”, aponta a especialista.

Além disso, quem investe em uma franquia home based de venda direta ainda pode contar com a oportunidade de trabalhar sozinho, em horários flexíveis – o que pode ser, também, uma boa opção para ganhar um dinheiro extra e complementar a renda, conciliando a franquia com um emprego formal ou outras atividades.

“Os desafios estão no formato de trabalho, que exige um esforço grande de prospecção, sobretudo porque não conta com uma loja física para ajudar no fortalecimento da marca. Então, todo o resultado que o franqueado buscar tem que vir de esforço e dedicação”, alerta Milena.

Outro ponto de atenção, segundo Milena, é o local em que o negócio será operado. Avaliar a viabilidade e potencial do mercado da região é fundamental, e é preciso ir além, verificando a aderência do público a esse modelo de negócio. “Em um grande centro, por exemplo, se o perfil é oferecer venda de casa em casa, nem todos os moradores confiam em atender”, explica a consultora.

Para os investidores de uma franquia de venda direta, a principal recomendação é, é claro, ter habilidade comercial, uma vez que a principal atividade do franqueado é realizar as vendas e prospectar clientes.

“Um perfil comercial, com facilidade de negociação, articulação, relacionamento é fundamental para obter resultados desse formato de franquia. O franqueado deve estar atento a todas as oportunidades de gerar networking e saber que se a venda não acontecer naquele momento, futuramente poderá gerar resultados em uma parceria”, aconselha Milena.

Na hora de escolher a franquia, comece a avaliação pelos produtos comercializados pela marca: como nesse modelo o franqueado não conta com uma estrutura física para chamar a atenção dos clientes, a qualidade e atratividade dos produtos vai fazer toda a diferença no processo de vendas.

“É importante também falar com alguns franqueados que já estão na rede, para entender a satisfação com o suporte e relacionamento com a franqueadora e fornecedores que envolvem o negócio. Outro fator importante é entender qual tecnologia envolve esse negócio para facilitar o trabalho e ainda garantir técnicas de gestão da franquia”, finaliza Milena.

A seguir, você confere algumas opções de franquias home based que trabalham com venda direta – tanto no formato porta a porta quanto por meio de parceiros comerciais. Os dados de investimento são divulgados pelas empresas ou pela ABF.

Fonte: https://guiafranquiasdesucesso.com/noticias/franquias-home-based-de-venda-direta/
Núbia Cristina, 26.MAIO.2022 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...