Presidente da FIEB vai disputar presidência da CNI

O atual presidente da Federação Baiana da Indústria (FIEB), Antônio Ricardo Alban, foi indicado para presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pode ser o próximo na sucessão. A eleição para a principal entidade do setor industrial no País deve ocorrer no primeiro semestre de 2023. 

Comandando a presidência da CNI há 12 anos, o mandado do empresário mineiro Robson Andrade termina em outubro de 2023, após ser estendido por 12 meses no auge da pandemia.

O Nordeste, detentor de nove dos 27 votos, costuma se unir e tem peso decisivo no Conselho de Representantes da CNI (formado por delegados de cada uma das federações). Para se eleger, os candidatos precisam reunir pelo menos 14 apoios.

Dois polos se consolidaram na disputa, sendo Ricardo Alban de um lado e, do outro, o presidente da FIEMT (Mato Grosso), Gustavo Oliveira. De acordo com o Valor Econômico, Gustavo foi identificado pelos colegas como favorito de Robson Andrade, que negou ter qualquer preferência.

O ex-deputado Sandro Mabel, que lidera a FIEG(Goiás), também era um candidato, mas desistiu e fechou aliança com Ricardo Alban.

Ainda de acordo com o Valor Econômico, fontes próximas do presidente da FIEB chegaram a garantir 13 votos e viam um 14º voto também bem encaminhando. Foram colocadas na lista todas as federações de indústrias do Sul e do Sudeste do país, contando com o apoio de 85% do PIB industrial.

Além disso, o presidente Federação da indústria de São Paulo (FIESP), teria encaminhado carta a Alban garantindo o voto.
 
Núbia Cristina, 15.SETEMBRO.2022 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...