Por que aliar o coaching à meditação?

Por que aliar o coaching à meditação?

Associar a meditação à metodologia do coaching pode trazer resultados surpreendentes no desenvolvimento espiritual, pessoal e profissional. É justamente essa a proposta do Coaching Essencial, uma técnica criada pelos especialistas em desenvolvimento humano, Marli Medeiros e Rodrigo Ambros. Neste bate-papo, Marli, que medita há 35 anos, explica por que aliar as duas técnicas para buscar mais qualidade de vida. Ela é coordenadora Organização Brahma Kumaris e reside em Belo Horizonte, Minas Gerais.
  
Cada vez mais, a meditação é recomendada como uma aliada poderosa, capaz de promover resultados surpreendentes, no combate à depressão e à ansiedade, por exemplo. Você utiliza esse recurso no processo de coaching? 
 
Hoje a meditação é reconhecida pela sua eficácia em foco e concentração, extremamente utilizada no processo de formação e alcance de metas/objetivos, e no processo de coaching. Devido à minha prática e experiência, sim, utilizo como ferramenta complementar.
 
Quais os diferenciais do coaching aliado à meditação? Que respostas essa combinação produz? 
 

O processo e de coaching requer autoconhecimento, foco no presente para ter clareza em tomadas de decisões, gerar objetivos e promover ações para resultados contínuos e alcance dos mesmos. Tudo isso é possível com a mente estável, tranquila, o que desenvolve equilíbrio e força mental, fundamentais para o sucesso no processo de desenvolvimento pessoal, hoje, num mundo em constantes mudanças e incertezas.
 
Há quanto tempo você utiliza a meditação em seu trabalho de coaching? Por que decidiu recorrer a essa técnica? 
 
Utilizo a meditação desde que iniciei meu trabalho como coach, há cerca de oito anos. A meditação faz parte de minha vida já há muito tempo, antes do coaching, com ótimos resultados em minhas performances. No coaching colocamos foco nas mudanças positivas comportamentais, no presente e nas ações que produzem resultados bem sucedidos. A meditação tem tudo a ver com esse processo de autodesenvolvimento. Ela tem sido explorada em muitas áreas da sociedade, que trabalham com o comportamento humano. Por isso, criamos  o Coaching Essencial: para atuar com profundidade na mudança do indivíduo.
 
Você utiliza ferramentas como a ‘Roda da vida’ e o ‘Modelo da natureza humana’; explica pra gente cada uma dessas técnicas.
 
Roda da vida é uma ferramenta fundamental no processo, ela é básica para que o indivíduo possa enxergar por onde atua e como atua em sua história de vida. A maioria das pessoas passa pela vida sem enxergar os 360 graus de sua atuação e apenas vive nos 45 graus. A roda mostra o que existe e como ele está no momento, para que possa melhorar qualquer processo. Já o Modelo da Natureza Humana é um método de autoconhecimento, para melhorar a atuação das pessoas nas várias áreas da vida. Quando entendo como estou na minha natureza, posso me comunicar melhor e entender o outro, a partir da natureza dele. Normalmente, rotulamos, moldamos, temos expectativas ou nos frustramos com comportamentos, sem saber que as pessoas são como são, por terem seus perfis comportamentais naturais. O entendimento gera facilidade, segurança, respeito e harmonia.
 
O que é Coaching Essencial? 
 
É um processo de autoconhecimento, autodescoberta e autodesenvolvimento, para mudanças profundas, que atingem a essência do ser. A partir disso, pode-se desenvolver alta performance e acreditar mais em si. Isso é muito importante num momento de crises e caos externos. O nosso essencial fortalecido gera competências além das estabelecidas pelos padrões exigidos. Pessoas precisam acreditar em si e não serem reféns de que outros acreditem nelas. Conhecimentos e competências adquiridos podem ser perdidos, mas as que são descobertas se tornam pessoais.
 
Em que momento da vida é benéfico recorrer ao coaching? 
 
Qualquer momento em que a pessoa necessite ter segurança para mudanças, tomadas decisões, dar rumos certos e em geral para se sentir segura, para que seus resultados sejam duradouros, bem sucedidos e contínuos. Todo momento é tempo para mudar para melhor.  
 
Qual a diferença entre o processo terapêutico e o coaching? Qual deles tem resultados mais efetivos? 
 
Cada um tem o seu objetivo e ambos têm resultados efetivos. O coaching não busca no passado motivos para mexer no presente. Busca no próprio presente o potencial existente para se alcançar o que se precisa. É objetivo, prático e uma parceria entre o coach e a pessoa que passa pelo processo de coaching. É pontual e promove mudanças, gera confiança, por explorar capacidades e oportunidades não vistas antes. É do presente para o futuro. O processo terapêutico explora problemas e tem técnicas de curas mais profundas e prolongadas.
 
Você medita há quanto tempo? Que benefícios a meditação trouxe para sua vida? 
 
Medito há 35 anos e a meditação me tornou mais centrada em minhas qualidades, possibilidades, positividade, para enfrentar os desafios e negatividades, de forma estável e equilibrada. Autoconhecimento e autoestima naturais. Viver mais a vida de forma apreciativa e pragmática. Clareza mental, saúde e satisfação pessoal.
 
Qual a sua formação e há quanto tempo desenvolve o trabalho de coaching? 

 
Sou da área da administração, atuei muito no mundo coorporativo, me tornei voluntária em ONG para proporcionar qualidade de vida e há 08 anos me encontrei com o coaching, complementando minha vocação natural em ajudar pessoas a se tornarem melhores e viverem com qualidade.
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...